Nes

Nes Ano de 1982, o começo de tudo




Uma empresa chamada Nintendo, que fabricava o console Odyssey e cartuchos para Atari 2600, resolveria então criar um video-game, através de Masayuki Uemura e Hiroshi Yamauchi. O projeto começara no papel. Esses dois gênios do mundo dos games queriam simplesmente criar um console que revolucionasse o mundo dos video-games. Não só queriam como conseguiram. Masayuki e Hiroshi gastaram muito tempo para criar o NES, juntamente com inúmeros engenheiros da Nintendo.
Para você ter uma idéia, a princípio Hiroshi e Uemura queriam fazer uma máquina com uma CPU de 16 bits, mas chegaram a conclusão que isso sairia muito caro tanto para eles quanto para os consumidores, resultando então em uma CPU de 8 bits, o suficiente para empolgar e alegrar milhões de pessoas. Se criava, então, uma CPU chamada 6502, customizada de Motorola, com 8 bits de processamento, boa e barata, que era utilizada na época por arcades e os computadores norte-americanos Apple.
Essa CPU não podia fazer todo o trabalho gráfico sozinha. Foi criada então a PPU (Picture Processing Unit), sendo mais explícito, a Unidade de Processamento Gráfico, isto é, o hardware que auxiliava a CPU 6502 no seu processamento gráfico. A resolução gráfica era de 250×240 pixels. Nascia o Family Computer, ou Nintendo Entertainment System. O Famicom chegou ao mercado japonês em julho de 1983, e o NES em agosto de 1985 nos EUA.
Existiam no mundo dois padrões de Nintendo, o americano e o Japonês (Famicom). Na prática, a diferença básica entre eles era o encaixe dos cartuchos de jogo. O sistema americano utilizava cartuchos com conectores de 72 pinos, enquanto que no sistema japonês utilizava 60 pinos, mas era possível a utilização de jogos dos dois sistemas em qualquer console, através do uso de adaptadores. Um cartucho de NES tem capacidade de armazenamento de 4 Megabits (512 Kilobytes); porém chips inclusos nos cartuchos podiam até aumentar o tamanho do jogo.
O Famicom
O Famicom
O Nintendo Entertainment System (NES), é um dos melhores, senão o melhor, sistema de video-game da história, com uma lista de mais de 700 jogos, onde muitos se tornaram clássicos e tiveram versões para sistemas mais sofisticados. É, sem dúvida, um sistema que nunca será esquecido. Foram vendidos aproximadamente 62 milhões de aparelhos ao redor do mundo e 30 milhões só em países asiáticos, onde é conhecido por Famicom (Family Computer). Foram cerca 500 milhões de cartuchos vendidos no mundo.


Ano de 1984
O Famicom é apresentado oficialmente aos americanos naConsumer Eletronics Show 84, com 25 jogos oficialmente anunciados e cercado de acessórios. O público torceu o nariz. NaCES seguinte, o aparelho reapareceu completamente redesenhado, simplificado (sem aquela parafernália toda), com pinta de equipamento de informática e já com o nome de Nintendo Entertainment System. A aceitação foi melhor - se já foi boa em 1984, e agora em 1985?! Para colocá-lo no mercado americano, a Big N decidiu lançá-lo primeiro em Nova York, como um mercado piloto. A empresa desenvolveu um paciente trabalho com as lojas, batendo de porta em porta, até convencer que o NES seria um sucesso.
nes-1.jpg




O sucesso
Tumulto nas portas das lojas em dias de lançamento. Milhões de dólares faturados num só dia, com cerca de 150 mil consoles vendidos. No auge da geração 8 bits, a Big N especializou-se em quebrar recordes. No Japão, o maior fenômeno foi Dragon Quest (Dragon Warrior nos EUA). A cada nova aventura da série, aumentava o número de gamemaníacos que pulavam da cama de madrugada e iam alongar as filas logo de manhã nas portas das lojas. O primeiro jogo da série Dragon Quest vendeu 1.4 milhões de cartuchos. O segundo, 2.3mi. O terceiro, 3.4mi. O quarto 1.3mi apenas na primeira hora de funcionamento das lojas, totalizando cerca de 3.5mi de cópias só no Japão.
Nos EUA, The Legend of Zelda foi o primeiro game a quebrar a barreira de um milhão de unidades vendidas, que aconteceu em 1987. No ano seguinte, um novo recorde: mais dois milhões, do mesmo Zelda, totalizando mais de 3 milhões de cópias vendidas, igualando a marca de Mike Tyson’s Punch Out!!. No total, foram 6.5mi de cópias vendidas de The Legend of Zelda. Mas o título de grande campeão do NES - e também de toda a história dos video-games - ficou para Super Mario Bros. 3 - simplesmente 18 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Inacreditável.
Podemos considerar o NES como o console mais bem sucedido da história, estando presente em cerca de 30% dos lares americanos e 40% dos lares japoneses. Ele está, ou estava presente em uma entre três casas americanas.
Já eram milhões os que eram viciados no NES, curtindo uns e outros títulos da incrível biblioteca de games que totalizam mais de 700 jogos. Só vendo para crer o que o NES proporcionou ao mundo dos video-games.



A concorrência
Os concorrentes Master System (Sega) e Atari 7800 (Atari), eram mais avançados do que o NES na parte gráfica e sonora. A estratégia utilizada pela Nintendo para derrotar seus concorrentes utilizava então de campanhas publicitárias de impacto, para aumentar o desejo dos consumidores pelo seu console; variedade e qualidade dos jogos, graças ao excelente relacionamento com softhouses consagradas como Konami, Capcom, Acclaim, Square e tantas outras.

A Sega que por sua vez quis ofuscar o brilho do NES com o Master System, não obteu êxito. Alguns anos depois foi buscar a liderança com um novo console, o Sega Genesis (1990), mais conhecido como Mega Drive, equipado com um processador de 16-bit. Até 1990, o NES dominava 90% do mercado de video-games. Os outros 10% tinham sua maioria na Europa. Contraditoriamente do que se pensa, o NES ficou muito atrás do Sega Master System no velho continente.
Apesar do badalado Sega Genesis, o NES continuava vendendo claramente bem, com os novos jogos que chegavam no início da década de 90, porém ficando bem atrás do Genesis.

O Sega Genesis
O Sega Genesis
Túnel do Tempo1982
Começam os projetos do Famicom por Masayuki Uemura e Hiroshi Yamauchi.
1983
Em julho, o Famicom começa a ser vendido no Japão.
1984
O NES é apresentado oficialmente aos americanos na Consumer Eletronics Show 84.
1985
Em janeiro, O NES reaparece na Consumer Eletronics Show, mas agora com seu design americano.
Em fevereiro, O NES desembarca em solo americano, vendido primeiramente em dois pacotes: Action Set e Deluxe Set.
1986
É lançado no Japão o Famiy Computer Disk System, que não foi lançado nos EUA.
1987
The Legend of Zelda é lançado nos EUA, que fora vendido junto com o lançamento do NES na Europa. O cartucho vinha em cor dourada, numa edição especial limitada.
1988
Em agosto, é lançado o Power Pad, junto com o cartucho World Class Track Meet.
Três anos depois de lançar Super Mario Bros., a Nintendo lança a segunda versão do game.
Link faz a sua segunda aparição no NES (Zelda 2 - The Adventure of Link), agora com visão lateral de jogo, e também com edição especial - com a cor do cartucho sendo dourada. Também por tempo limitado.
O NES atinge 7 milhões de consoles vendidos.
Com todo esse sucesso, a Nintendo decidiu criar uma maneira de contar todas as novidades e divulgar melhor seus lançamentos para seus consumidores - foi lançada, em julho, a primeira edição da Nintendo Power, a revista oficial da Nintendo nos EUA, trazendo Super Mario Bros. 2 como destaque.
1989
Leis federais americanas exigem que todas as armas de brinquedo se pareçam com brinquedos, o resultado é a mudança de cor da Zapper Gun para vermelho.
A Big N lança seu primeiro RPG - Dragon Warrior. No mesmo mês - de julho - Metroid é lançado.
O público contempla as primeiras imagens de Super Mario Bros. 3 no filme “The Wizard” (com o nome em português de “O Gênio do video-game”).
1990
Em fevereiro, a Nintendo lança seu game de maior sucesso até hoje - Super Mario Bros. 3, que atingiu 18 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
Pesquisa americana mostra que Mario é mais conhecido pelas crianças do que Mickey Mouse (!).
“Mike Tyson’s Punch Out!!” é rebatizado para “Punch Out!! Featuring Mr. Dream”, por causa dos já conhecidos problemas de Mike Tyson com a justiça. Mike desaparece do game para a entrada Mr. Dream.
1991
Battletoads, o primeiro game arrasa quarteirão da Rareware é lançado em junho.
1993
Para a alegria de muitos o NES voltou nesse ano. Um novo console, um modelo “compact”, juntamente com um novo design de controle, é lançado no Japão e nos EUA. Foi o magnífico ‘Novo’ NES, apelidado de NES 2. Sua frase nos Estados Unidos ficou conhecida como “Console para principiantes.” O video-game vendeu até mais que o SNES em algumas cidades americanas, e seus usuários não foram felizes: quase 2 anos depois, o console não existiria mais.
O filme Super Mario Bros. é estreado nos cinemas americanos. Um fracasso de público…
A Nintendo desembarca do Brasil representada por uma joint-venture, empresa representada pela união de duas outras. Eram elas a Estrela e Gradiente. Com isso, o NES, e (também o SNES) passam a ser vendido oficialmente em todo o território nacional.
Um monstrinho cor-de-rosa chamado Kirby surge no NES, em um jogo extremamente divertido, perfeito e inesquecível: “Kirby’s Adventure”.
1994
Em dezembro, a Nintendo pára de produzir o NES nos EUA - É o fim de uma era de sucesso. Alguns lotes de fabricação do NES continuavam saindo, mas finalmente pararam em abril de 1995.
Ocorre também o lançamento do último título orginal de NES: “Wario’s Woods”.


Nintendo de papel
Com todo esse sucesso, a Nintendo decidiu criar uma maneira de contar todas as novidades e divulgar melhor seus lançamentos para seus consumidores. Foi lançada, em julho de 1988, a primeira edição da Nintendo Power, a revista oficial da Nintendo nos EUA, trazendo Super Mario Bros. 2 como destaque.
Com games detonados, notícias e estratégias demonstradas de uma maneira que não se via em outras revistas da época, a NP era o complemento perfeito para o Nintendomaníaco que desejava informações de dentro da indústria, sempre em primeira mão e com qualidade superior.
Durante o final dos anos 80, o NES viveu momentos de superioridade extrema nos EUA. O reconhecimento era tal que o nome Nintendo quase virou sinônimo de video game, fato que a empresa evitou a todo custo sob o risco de perder os direitos autorais sobre a própria marca, segundo a lei americana de ”Household Names”.

O NES de roupa nova
Em 1993, a Nintendo resolve lançar um novo modelo para o NES. Foi o ‘Novo NES’, apelidado de NES 2, um modelo novo e compacto do NES. O encaixe dos cartuchos agora era diferente, o tamanho era mais ou menos a metade e o preço chegava a US$50.
O NES 2 foi lançado com o objetivo de fazer com que todos tivessem um video-game. Quem não poderia comprar um SNES, agora teria um video-game de preço baixo e com imensa variedade de jogos. Também em 1993, o NES chegou oficialmente no Brasil.


Por que o NES foi o número 1?
Os concorrentes Sega Master System e Atari 7800 eram mais avançados que o NES na parte gráfica e sonora, como já foi mencionado. Sendo assim, por quê o console fez tanto sucesso? A estratégia utilizada pela Nintendo foram só três:
1) Campanhas publicitárias de impacto, para fomentar o desejo dos consumidores pelo seu console.

2) Variedade e qualidade dos jogos, graças ao excelente relacionamento com outras softhouses do porte da Konami, Capcom, Enix, Square, Rareware, etc.

3) Mario, Zelda e Shigeru Miyamoto.
Graças ao NES, a antiga fábrica de selos e baralhos criada em 1889 chamada Nintendo, tornou-se a número 1 no setor de jogos e entretenimento nas décadas de 80 e 90. O NES encerrou sua vida útil oficialmente em dezembro de 1994, praticamente 10 anos depois de ser lançado. Nesse mesmo ano, foi lançado seu último jogo original: Wario’s Woods. Foi o fim de uma era de sucesso, muito sucesso… O NES era uma daquelas árvores gigantescas que você olha e pensa: essa coisa já estava aqui antes de eu chegar e vai estar aqui décadas depois de eu ir embora. Porém isso não aconteceu. Para alguns!

Curiosidades
- O Famicom vendeu como água no Japão, e conquistou o mercado em pouquíssimo tempo. Não demorou muito e todas as grandes produtoras japonesas de arcade queriam produzir jogos para o Famicom. Era o caso de gigantes como a Konami (Metal Gear), a Technos (Double Dragon) e a Capcom (1942). A Nintendo assegurou contratos de exclusividade com estas empresas e conquistou a totalidade do mercado japonês - essa foi a principal a arma que derrotou seus concorrentes.

- Pouco tempo depois, a diretoria executiva da Nintendo achava que era hora de lançar o seu video-game nos Estados Unidos, onde o mercado de video-games estava povoado de consoles Atari de US$50. A estratégia foi armada, e a Nintendo lançou o NES em solo americano em agosto de 1985 primeiramente em Nova York e só depois no resto do país, onde conquistou uma superioridade de 90% do mercado americano. Com isso, a empresa Atari já calculava seus prejuízos em US$2 milhões diários. Para o lançamento americano, a Nintendo remodelou o design do Famicom.

- O NES chegou na Europa em 1986, em um pacote vendido juntamente com The Legend of Zelda. No Brasi, chegou em maio de 1989, sendo um clone (oficialmente apenas em 1993 pela Playtronic).

- Uma pistola para jogos como Wild Gunman, Duck Hunt e Hogan’s Alley, sucessos do arcade, é lançada no Japão, chegando pouco depois nos EUA.
- Munido de ótimos jogos da própria Nintendo, e de conversões de sucessos do arcade como Kung Fu Master, da Irem, e o lendário Mario Bros., o NES não demora a virar sucesso nos EUA, apesar do lançamento patrulhado.

- Foram lançados mais de 700 títulos de games originais de NES. Foram lançados também inúmeros jogos piratas, onde a principal fonte de fabricação era asiática. O últimos título de game original lançado para o NES foi Wario’s Woods.

- Super Mario Bros. 3, é até hoje o detentor do recorde do jogo mais vendido de todos os tempos, com 18 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Outros títulos também fizeram muito sucesso, e seguiram uma saga bem sucedida: Teenage Mutant Ninja Turtles, Mega Man, Final Fantasy, entre muitos outros.

- Top Gun, um grande sucesso da Konami, vendeu brilhantes 1, 5 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Um grande número para somente um cartucho…
- Alguns cartuchos de NES possuiam chips inclusos, que auxiliavam a CPU do NES no processamento, aumentando a velocidade, tamanho, etc. - era o caso de Dragon Warrior, e de outros jogos. Dragon Warrior possui mais de 1 Mb de tamanho.
- Se você já assistiu ao filme De Volta para o Futuro 2, provavelmente já viu Marty McFly jogando Wild Gunman quando ele vai ao Cafe 80’s!

- Em 1992, o título Mike Tyson’s Punch Out!! foi mudado de nome para “Punch Out!! Featuring Mr. Dream”, por causa dos já conhecidos problemas de Mike Tyson com a justiça.

- A Nintendo processou a rede de video-locadora Blockbuster, nos EUA (naquela época a rede só existia por lá), alegando que a locação dos jogos diminuia o número de vendas dos cartuchos. Não me pergunte como foi o fim desse processo. Hoje, a Nintendo tem uma forte parceria com a rede.
- O público contemplou pela primeira vez imagens de Super Mrio Bros. 3 no filme The Wizard, em 1989.

- Para vender o console em lojas avessas aos video-games, a empresa também inventou um robô, o ROB. Nessas lojas, ao invés de ser vendido como video-game, o NES vira um pacote para jogos do robôzinho. Coisa de americano! Apenas dois jogos saíram para R.O.B., isto é, ele só conseguia jogar dois títulos - Gyromite e Stack-UP.

- Satisfeita com o teste aplicado em Nova York, a Nintendo contrata a empresa World of Wonder, criadora de Teddy Ruxpin e Laser Tag, para ajudar no marketing do NES em território americano.

O sistema estreou com dois pacotes: um com o ROB, a pistola e os jogos Gyromite (para R.O.B.), Duck Hunt e Super Mario Bros., ao preço de US$ 250; o outro, mais básico, vinha com Super Mario Bros. e custava US$150,00.
Creditos:noviello

Ficha técnica do NES 

Fabricante - Nintendo 
Tipo - Console de videogame 
Geração - Terceira geração 
Data(s) de
Lançamento 
1983 (Japão) - 1985 (Estados Unidos) -1993 (Brasil) 

CPU - Processador de 8-bit desenvolvido pela Ricoh baseado na arquitetura MOS 6502, com hardware de som customizado e um controlador de DMA restrito. 
Mídia - Cartucho 
Controladores - Gamepad 
Serviço online - não tinha 
Unidades vendidas - 60 milhões 
Jogo mais vendido - Super Mario Bros. 
Sucessor - Super Nintendo Entertainment System
 

Curta-nos no Facebook:

Dê um +1 no nosso Blog: