ColecoVision

ColecoVision (1982)
 Colecovision%20LOGO

Lançado em agosto de 1982, já bastante próximo da crise da indústria de 83, o ColecoVision trazia os gráficos e a jogabilidade dos arcades, a possibilidade de jogar os jogos do “rei da cocada preta” Atari 2600 e a de expandir o sistema de hardware por meio de periféricos.


Como a maioria dos consoles da época, o ColecoVision é o típico do console que aproveitou a onda da segunda geração de lançar consoles, e acabou dando certo. Desenvolvido pela produtora de couro Connecticut Leather Company (lembram que eu disse que qualquer um desenvolvia um vídeo game na época?), o ColecoVision trazia um hardware que deixava todos os concorrentes no chinelo. Com uma biblioteca inicial de 12 jogos, o ColecoVision vinha acompanhado do jogo Donkey Kong da Nintendo em que, pela primeira vez, um encanador bigodudo e barrigudo aparecia nas telinhas.
Até o Natal de 1982 o ColecoVision já tinha vendido mais de 500 mil unidades graças a força que o Donkey Kong tinha. Aliás esse foi mais um dos fatores que fez com que o ColecoVision vendesse mais (mesmo custando mais também) do que o Atari 2600 e o Intellivision em 1983: seus jogos bem convertidos e de altíssima qualidade conseguiram atrair uma grande quantidade de gamers de outras plataformas para o console feito pela companhia de couro. Com um total de 127 jogos lançados, o ColecoVision só perdeu pro Atari nesse quesito.

Donkey Kong para ColecoVision - Vídeo Game Brasil Super Cobra para ColecoVision - Vídeo Game Brasil Zaxoon para ColecoVision - Vídeo Game Brasil Choplifter para ColecoVision - Vídeo Game Brasil Decathon 2 para ColecoVision - Vídeo Game Brasil Galaxian para ColecoVision - Vídeo Game Brasil Rocky para ColecoVision - Vídeo Game Brasil                          Soccer para ColecoVision - Vídeo Game Brasil


ColecoVision com Expasion Module #1 - Vídeo Game BrasilSeguindo uma outra tendência da época, o ColecoVision prometia trazer inúmeros periféricos, desde controladores até a expansões de hardware. E para não fugir das regras da época, alguns deles nunca chegaram a ser lançados. Um dos mais citados foi o adaptador chamado de Expansion Module #1 que tornava o console compatível com os cartuchos do líder do mercado Atari 2600. O adaptador foi responsável pelas ações judiciais movidas pela Atari contra a Coleco, mas acabou que não deu certo pois ficou comprovado que o adaptador utilizava sistemas diferentes dos utilizados pela empresa de Nolan Bushnell para produzir o Atari.
Coleco Adam - Vídeo Game BrasilApesar do tremendo sucesso do ColecoVision, o console teve uma vida muito curta devido a quebra da indústria dos vídeo games de 1983. Em 1984 o console teve sua fabricação paralisada com as incríveis marcas de mais de 6 milhões de unidades vendidas em pouco mais de 2 anos de vida. O lançamento do periférico de expansão de hardware conhecido por Expansion Module #3, que prometia transformar o console em um computador pessoal (o ADAM), em 1983 acabou saindo pela culatra, endividando mais ainda a empresa.
O ColecoVision foi um console surpreendente na sua época, muitos o consideram o melhor console de todos os tempos. Foi capaz de desbancar o Atari em um momento, mas teve a infelicidade de ter nascido à beira de um precipício, o que tornou sua vida de sucesso curta demais.
.
 

Curta-nos no Facebook:

Dê um +1 no nosso Blog: